Legionella: Origem do foco de infeção ainda não está esclarecida

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 nov (Lusa) -- A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que ainda não está esclarecida a origem do foco de infeção com a bactéria 'Legionella pneumophila' no hospital São Francisco Xavier que já provocou dois mortos.

"É prematuro dizer qual é o ponto de infeção", disse Graça Freitas em conferência de imprensa, insistindo em que não é ainda possível identificar uma origem específica da contaminação.

A diretora-geral da Saúde disse que os 29 casos diagnosticados até agora, na sua maioria idosos, eram tanto doentes que estavam a ser assistidos no hospital como acompanhantes que estiveram na zona das urgências e terão sido infetados pela bactéria "em vários locais diferentes", inclusivamente no exterior do edifício, o que, admitiu Graça Freitas, "pode ser compatível com as torres de refrigeração (de ar condicionado)" como fonte de contaminação.

As informações iniciais sobre o surto de infeção com 'legionella' apontavam a canalização de água do hospital como origem da contaminação.

Graça Freitas disse hoje que logo que foi detetada a infeção "fez-se um tratamento de choque para interromper a contaminação".

As medidas tomadas incluíram "choque térmico, choque químico, purga nas águas e fecho das torres de refrigeração".

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge recolheu análises em 11 pontos diferentes do Hospital São Francisco Xavier e demorará cerca de duas semanas até que haja resultados fiáveis.

"Para já é prematuro falar em falhas e tem que se dar tempo aos técnicos", disse hoje Graça Freitas, adiantando que "há uma expectativa positiva" para a evolução do surto, esperando-se que não continuem a surgir novos casos.

De acordo com Graça Freitas, a data da primeira contaminação terá sido 27 de outubro.

A diretora-geral da Saúde apresentou condolências às famílias das duas vítimas mortais - um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos - e garantiu que o dispositivo de emergência "funcionou desde a primeira hora" e que a assistência aos doentes está "em pleno".

Graça Freitas referiu que a mulher estava internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o homem nos cuidados intensivos de uma unidade de saúde privada.

Das 29 pessoas infetadas com a bactéria 'legionella', 26 estão internadas, três delas nos cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier.

APN/JMR // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).