Mota-Engil África em bolsa europeia no primeiro trimestre de 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 27 dez (Lusa) - Os acionistas da Mota-Engil decidiram hoje, em Assembleia-Geral no Porto, a distribuição de ações representativas de 20% do capital social da Mota-Engil África, que irá ser cotada numa bolsa europeia ainda durante o primeiro trimestre de 2014.

"A atribuição do dividendo condicional e extraordinário da Mota-Engil África foi aprovado por unanimidade e também foi aprovado mandato para que o Conselho de Administração, se assim o desejar, aliene algumas das ações próprias que tem", resumiu o presidente da empresa, António Mota.

Quanto à escolha da bolsa europeia para cotar a 'sub-holding' africana, António Mota revelou que a análise está "centrada em três praças europeias, Londres, Lisboa e Amesterdão e está-se a analisar três fatores que são primordiais, a visibilidade, a valorização das ações, mas também o 'timing' necessário para avançar".

De qualquer forma, a colocação em bolsa de uma área que representa cerca de 40% do volume de negócios da construtora portuguesa deverá ser feito durante o "primeiro trimestre".

A Mota --Engil "tem uma carteira de encomendas que 82% é fora de Portugal e mais de 80% dos resultados são conseguidos fora do mercado português que, infelizmente, no setor da construção atravessa uma crise tremenda", lembrou o presidente da empresa aos jornalistas, no final da reunião na Fundação Manuel António da Mota.

O responsável acrescentou ainda que se "África é o maior mercado, a América Latina é o que mais cresce neste momento" e que o passo hoje aprovado "é fundamental para visualizar o valor da empresa".

A expectativa de António Mota é que, com esta operação, tanto as ações da Mota-Engil SGPS (que continuará com mais de dois terços da sub-holding), como as da Mota-Engil África "tenham tendência a valorizar".

A cada acionista será atribuído "o número de ações da Mota-Engil África resultante da aplicação do fator determinado pela divisão do número de ações representativas de 20% do capital social dessa sociedade pelo número de ações representativas do capital social da Mota-Engil, SGPS, S.A. na data da deliberação (excluídas as ações próprias)", esclareceu a Mota-Engil num comunicado prévio à reunião.

DP (DN) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.