Presidente da Comissão Europeia recebeu cartão de sócio da Académica

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 31 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recebeu hoje o cartão de sócio da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol, poucas horas depois de ter sido distinguido com um doutoramento 'honoris causa' pela Universidade de Coimbra.

Após o almoço oficial, Jean-Claude Juncker efetuou uma rápida visita pela sede da Associação Académica de Coimbra, na qual descerrou uma placa alusiva aos 130 anos desta instituição estudantil, que se completam na sexta-feira.

"Tributo à AAC pelos seus 130 anos dedicados à causa estudantil por ocasião da visita do presidente da Comissão Europeia", pode ler-se na inscrição colocada junto à porta principal do edifício.

Já nos jardins da Associação Académica, o presidente da Comissão Europeia recebeu uma camisola da Académica com o seu nome e o cartão de sócio das mãos do presidente do clube, Pedro Roxo.

"Somos do mesmo clube", disse o primeiro-ministro, António Costa, que acompanhou a visita de Jean-Claude Juncker e que também recebeu uma camisola dos "estudantes".

A comitiva seguiu depois para o debate "Futuro da Europa - Que Europa queremos?", no Teatro Académico Gil Vicente.

"Este encontro foi muito importante porque mostra a dimensão mundial e o prestígio da Académica a nível internacional", disse à agência Lusa o presidente da Académica, Pedro Roxo.

Para o dirigente, ter como sócio "alguém com o carisma e o prestígio do presidente da Comissão Europeia é muito importante e um orgulho".

"Mais do que um clube, a Académica é uma causa internacional", sublinhou.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.