Cáritas de Viseu alerta para a importância do apoio psicológico

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 30 out (Lusa) - O presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Monteiro Marques, alertou hoje para a importância de ser dado apoio psicológico às vítimas dos incêndios de dia 15, depois de uma fase de resposta às primeiras necessidades.

"Passada esta fase [de entrega bens de primeira necessidade], as pessoas caem na realidade. É natural que situações desta área [necessidade de apoio psicológico] comecem a aparecer", sustentou.

À entrada para uma reunião com o executivo do Município de Tondela, Monteiro Marques disse aos jornalistas que neste momento a Cáritas Diocesana de Viseu vai continuar a trabalhar com as aldeias afetadas pelos incêndios, para além de tentar fazer o levantamento de quem precisa de apoio psicológico.

"Vejo aquele vazio no olhar das pessoas e se não estivermos atentos a situação pode complicar-se muito nesta área: a parte afetiva perdeu-se. Quando temos um problema com o computador, ficamos aflitos porque parte da nossa história está lá, então temos de ter em atenção que estas pessoas de um momento para o outro tiveram de fazer um 'reset' completo à sua vida", apontou.

De acordo com o presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, "ainda não se sentiu falta de apoio psicológico", até porque mantém um protocolo com a Universidade Católica, que "disponibiliza psicólogos para ir para o terreno".

"Mas é a minha sensibilidade. Se não fizermos nada, de certeza que a situação será complicada", acrescentou.

Os incêndios de dia 15 provocaram 19 mortos na diocese de Viseu e consumiram 356 habitações.

"Os concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela, não quero ser injusto, mas daqueles que visitei são os mais complicados", referiu.

Monteiro Marques aproveitou para partilhar uma situação que o marcou, de um casal inglês que chegou descalço à Cáritas de Viseu.

"Disse-lhes que lhes arranjava sapatos, mas diziam que não precisavam, que o carro ainda tinha pneus. Só queriam que lhes pagasse a ecografia à mulher que estava grávida", contou, acrescentando ainda que, apesar de não saber ainda como o poderia fazer, acabou por prometer-lhes um teto digno para quando a criança nascer.

A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Diocesana de Viseu, com a ajuda da Embaixada dos Estados Unidos da América, conseguiram colocar 36 toneladas de ração para animais nos concelhos de Tondela e Vouzela.

Estes apoios fazem parte de um total de 100 toneladas, que resulta da comparticipação do Governo dos Estados Unidos da América e da atual conta solidária da Cáritas Portuguesa, que estão a ser disponibilizadas aos produtores afetados pelos incêndios.

O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, George Glass, que esteve também em Tondela durante a manhã de hoje, explicou que se tratou de uma ajuda para alimentar animais no valor de 70.500 dólares (cerca de 60 mil euros).

"Queremos ajudar, os portugueses são nossos amigos e queríamos estar de perto das populações. Vamos falar com os produtores e ver os prejuízos que tiveram, pois eles são as testemunhas da tragédia que aconteceu", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.