Liga dos Bombeiros pede reforço do alerta e dos meios com subida das temperaturas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 out (Lusa) - A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para a necessidade de "reforçar o estado de alerta e os meios para o combate a incêndios florestais", devido ao esperado aumento das temperaturas.

"A posição da LBP, tomada pela segunda vez desde o início do mês, baseia-se na previsão das alterações meteorológicas para os próximos dias, com aumento das temperaturas e correspondente acréscimo de risco grave de incêndio", refere em comunicado.

A LBP salienta que está a "renovar os alertas feitos no princípio do mês" para que se disponha de um maior número de meios de socorro e combate, a nível humano e material, de modo a que seja possível "diminuir os riscos e lutar pela salvaguarda de pessoas e bens".

As temperaturas vão subir até aos 30 graus Celsius entre domingo e quarta-feira no interior do país, devendo o risco de incêndio voltar a aumentar já a partir de sábado, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o aviso divulgado, prevê-se uma subida da temperatura do ar para valores máximos entre 25 e 30 graus Celsius e humidades relativas do ar inferiores a 40% no período da tarde nas regiões do interior, até 25 de outubro.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

AJO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.