OE2018: Revisão de escalões do IRS, mínimo de existência e fim da sobretaxa custam 645ME

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 out (Lusa) - A revisão dos escalões de IRS e do mínimo de existência custará 385 milhões de euros e o fim da sobretaxa mais 260 milhões, alterações que, ao todo, implicam perdas de receita de 645 milhões no próximo ano.

No relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2018, entregue na noite de sexta-feira no parlamento, o Governo escreve que "o efeito conjunto da reformulação dos escalões de IRS e da alteração das regras do mínimo de existência permitirá devolver aos portugueses cerca de 385 milhões de euros".

Já na tabela que detalha o impacto orçamental das medidas de política orçamental de 2018, especifica-se que a eliminação da sobretaxa vai custar 260 milhões de euros.

Assim, acrescentando a este valor os 385 milhões de euros que o Estado deixa de cobrar em IRS por via da introdução de dois novos escalões e do aumento do mínimo de existência, chega-se a uma perda de receita total de 645 milhões de euros neste imposto.

Isto permite também concluir que o aumento do mínimo de existência custará 155 milhões de euros aos cofres do Estado no próximo ano.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".