Grécia: Inflação em setembro subiu 1,9% face a agosto e 1% em termos homólogos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Atenas, 10 out (Lusa) - Os preços na Grécia em setembro aumentaram 1,9% face a agosto e 1% face ao mesmo mês de 2016, anunciou hoje a agência de estatística grega, Elstat.

Assim, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) prossegue a linha ascendente com nove meses consecutivos a subir em termos homólogos, depois de um período de deflação de 46 meses.

A maior subida face a agosto registou-se no 'item' da roupa e calçado, que registou um acréscimo de 43,7%, devido à estabilização dos preços depois dos saldos de verão.

Em relação à maior redução, esta ocorreu nos preços dos transportes, que desceram 1,4% devido à queda dos preços dos bilhetes aéreos.

Em termos homólogos, o maior acréscimo registou-se nos preços das bebidas alcoólicas e do tabaco, com 7,3%, seguido dos do setor dos transportes, com 5,3%, e dos do setor imobiliário, com 2,1%.

As maiores descidas homólogas ocorreram nos preços dos bens domésticos, com um decréscimo de 2,9%, seguido dos de outros bens e serviços, que recuaram 2,6%, e do setor da saúde, que desceram 2,3%.

O IPC Harmonizado, que se utiliza no cálculo europeu, em setembro, subiu 1,2% face a agosto e 1% face ao mesmo mês de 2016.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.