Sernancelhe e Moimenta da Beira apresentam risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- Os concelhos de Sernancelhe e Moimenta da Beira, distrito de Viseu, estão hoje sob risco "muito elevado" de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, vários concelhos dos distritos de Aveiro, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Évora e Faro estão sob risco "elevado".

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 42 fogos que foram combatidos por 510 operacionais, apoiados por 149 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas regiões do interior, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral, e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas e no litoral a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul, prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens baixas até meio da manhã em especial no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevêem-se 21 graus Celsius, no Porto 17, em Faro, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada 20, Bragança 24, Évora, Beja, Beja e Castelo Branco 23, Funchal 22 e Angra do Heroísmo 19.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados