Expansão da zona euro continua sólida, apesar da volatilidade da taxa de câmbio

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 21 set (Lusa) - A expansão económica da zona euro continua a ser sólida, apesar da volatilidade da taxa de câmbio criar incerteza devido às implicações na estabilidade dos preços, indica o boletim económico mensal do Banco Central Europeu (BCE) hoje divulgado.

O boletim sublinha que o conselho de governadores constatou numa reunião de 07 de setembro que a atual expansão económica proporciona confiança em que a inflação vai evoluir para níveis em linha com o objetivo da entidade, ligeiramente abaixo dos 2%.

Contudo, o boletim refere que o crescimento ainda tem de traduzir-se numa dinâmica inflacionista mais forte.

"A expansão económica, que acelerou mais do que o esperado no primeiro semestre de 2017 continua a ser sólida e amplamente sustentada nos diversos países e setores", indica o boletim.

Mas adianta que, ao mesmo tempo, a recente volatilidade na taxa de câmbio do euro "representa uma fonte de incerteza que requer monitorização em relação com as possíveis implicações para a perspetiva a médio prazo da estabilidade dos preços".

O BCE sublinha que a inflação subjacente cresceu ligeiramente nos meses recentes mas permanece em geral em níveis baixos.

"Ainda é preciso um grau muito elevado de acomodação da política monetária para exercer gradualmente pressão sobre a inflação subjacente e apoiar a evolução da inflação conjunta a médio prazo", afirma.

Por isso, o BCE mantém a sua orientação de política monetária e - tal como sublinhou o presidente da instituição, Mario Draghi, em 07 de setembro - decidirá no outono uma eventual alteração da mesma "mais para o fim do ano".

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.