México/Sismo: Obama envia mensagem de condolências em espanhol

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 20 set (Lusa) -- O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama enviou uma mensagem de condolências para o México, em espanhol, pelo terramoto que abalou hoje o centro do país e que causou pelo menos mais de uma centena de mortos.

"Tenham muito cuidado e um abraço forte para todos", escreveu Obama, em espanhol, numa mensagem publicada na rede Twitter.

O ex-presidente dos Estados Unidos escreveu também uma mensagem em inglês: "A pensar esta noite nos nossos vizinhos do México e nos nossos amigos norte-americanos de origem mexicana".

O balanço de vítimas mortais tem sido sucessivamente atualizado, à medida que as equipas de socorro fazem buscas nos escombros de vários edifícios que ruíram devido ao sismo, registado às 13:14 locais de terça-feira (19:14 em Lisboa).

O Governo dos Estados Unidos, agora presidido por Donald Trump, ofereceu ajuda ao México pelo sismo.

"Estamos prontos para dar assistência, se os nossos vizinhos nos pedirem ajuda", disse o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado, no qual também expressou condolências às famílias das vítimas.

"Deus abençoe o povo da Cidade do México. Estamos com vocês e estaremos aí por vocês", escreveu Donald Trump no Twitter.

Donald Trump tinha sido criticado por ter demorado seis dias a manifestar condolências ao Governo mexicano pelo sismo de magnitude 8,2 na escala de Richter que abalou o país, no passado dia 07, e que fez quase uma centena de vítimas mortais.

A relação entre Donald Trump e o Presidente do México, Enrique Peña Neto, esteve sempre marcada por tensões políticas devido ao plano do magnata norte-americano de construir um muro na fronteira entre os dois países.

FV (SS/(AJO)// EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.