Um morto e pelo menos três feridos em tiroteio em liceu nos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 set (Lusa) -- Uma pessoa morreu e pelo menos três ficaram feridas num tiroteio numa escola secundária no estado norte-americano de Washington, anunciaram as autoridades, que indicaram que o autor dos disparos foi detido.

O tiroteio ocorreu cerca das 10:00 locais (18:00 em Lisboa), na escola Freeman de Rockford, uma pequena cidade a cerca de 500 quilómetros a leste de Seattle, a maior cidade do estado.

Segundo a cadeia local KREM, um estudante morreu e outros três foram transportados para o hospital, encontrando-se em situação estável.

O chefe dos bombeiros, Brian Schaffer, disse ao mesmo órgão que o suspeito do tiroteio foi detido.

No entanto, o jornal Spokesman Review referiu seis feridos e duas admissões no hospital, mas sem dar detalhes sobre o estado das vítimas.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram os serviços de emergência a acorrer ao local, assim como muitos pais à porta do estabelecimento de ensino, aguardando notícias dos filhos, mas as autoridades pediram aos familiares para não se concentrarem no local.

"O tiroteio no liceu Freeman, esta manhã, partiu os nossos corações", lamentou o governador do estado de Washington, Jay Inslee, em comunicado.

A polícia de Spokane apenas indicou na rede social Twitter que as escolas do distrito de Freeman estavam "encerradas" devido a um "tiroteio" e que "múltiplos agentes e pessoal médico se deslocaram ao local".

"A segurança dos nossos estudantes é a nossa prioridade número um", afirmou a mesma fonte.

A polícia examinou o liceu cuidadosamente, disse o gabinete do xerife daquela pequena cidade, no Twitter.

JH// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.