Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Ministro da Economia diz que Governo não se deve envolver em situação da Autoeuropa

Ministro da Economia diz que Governo não se deve envolver em situação da Autoeuropa
| Economia
Porto Canal com Lusa

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje no parlamento que o Governo "não se deve envolver diretamente" no conflito laboral existente na fábrica da Autoeuropa, mas assegurou acompanhamento das negociações na empresa em Palmela.

"O Governo tem estado atento ao processo, mas não se deve envolver diretamente nem trazer para a praça pública as questões internas da empresa", afirmou o governante, que estava a ser ouvido pela comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, na Assembleia da República.

Manuel Caldeira Cabral recordou que já se reuniu tanto com a direção da fábrica de Palmela como com o presidente executivo da Volkswagen em Milão, Itália.

"O que demonstrei foi confiança em que se encontre uma solução com a comissão de trabalhadores, que satisfaça ambas as partes", referiu.

O governante assinalou que esta é uma "empresa muito importante" para Portugal, uma vez que está "a fazer grandes investimentos" no país, que passam, desde logo, pela "duplicação da produção".

Os trabalhadores da Autoeuropa contestam a obrigatoriedade de trabalhar ao sábado após a implementação do novo horário de laboração contínua, com três turnos diários de segunda a sábado.

Com o novo horário que a administração da Autoeuropa pretende colocar em prática a partir de novembro, os trabalhadores da fábrica passam a ter uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa nos outros dias da semana, o que significa que só terão dois dias de folga consecutivos quando a folga rotativa for ao sábado ou à segunda-feira.

Uma vez que a atual Comissão de Trabalhadores está demissionária, devido à rejeição pelos trabalhadores do pré-acordo que tinha negociado com a empresa, a administração da Autoeuropa deverá esperar pela eleição da nova Comissão de Trabalhadores, marcada para dia 03 de outubro.

Segundo fontes da empresa, só nessa altura a administração deverá retomar o processo negocial.

Hoje, o presidente executivo da marca Volkswagen disse esperar uma solução em outubro para o conflito laboral da Autoeuropa e afastou a hipótese de transferir a produção do novo modelo T-Roc de Palmela.

+ notícias: Economia

Famílias portuguesas nunca pouparam tão pouco nos últimos 18 anos

As famílias portuguesas nunca pouparam tão pouco, tendo poupado apenas 3,8% do seu rendimento disponível no ano terminado em março, o valor mais baixo dos últimos 18 anos.

Em Portugal há quase 260 mil pessoas com mais de 65 anos a trabalhar

Em Portugal há quase 260 mil pessoas com mais de 65 anos a trabalhar. São mais 42 mil do que no início do ano passado. Em Bragança, o Porto Canal encontrou o exemplo de uma porteira de 65 anos que garante que vai trabalhar enquanto puder.

Cancelamento de mais de 2.000 voos custou 25ME à Ryanair

O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, informou hoje que o cancelamento de mais de 2.000 voos nas próximas seis semanas custou à transportadora cerca de 25 milhões de euros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...