Sindicatos com "boa expetativa" para reunião de quinta-feira com administração da Autoeuropa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Palmela, Setúbal, 06 set (Lusa) - Os sindicatos vão para a reunião de quinta-feira com a administração da Autoeuropa com "boa expetativa" e confiantes de que será possível negociar um acordo sobre o diferendo em relação ao trabalho ao sábado, revelou hoje fonte sindical.

"Estamos otimistas", disse à agência Lusa Eduardo Florindo, do Sitesul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, afeto à CGTP e que representa maior número de trabalhadores na fábrica de automóveis de Palmela.

O sindicalista escusou-se a prestar mais declarações sobre a reunião marcada para as 17:00 de quinta-feira, face à estratégia delineada pelos sindicatos.

A Autoeuropa acedeu ao pedido de reunião dos sindicatos na sequência da greve de um dia realizada a 30 de agosto, mas fontes da empresa fizeram saber que a administração só deverá retomar o processo negocial com a nova Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa, que deverá ser eleita dia 3 de outubro.

Os sindicatos afirmaram-se satisfeitos com a adesão à greve dos trabalhadores contra o trabalho ao sábado, a primeira paralisação na Autoeuropa por razões laborais.

Segundo a empresa, a paralisação teve uma adesão de 41% dos trabalhadores.

Apesar da intenção anunciada da Autoeuropa de só negociar com a Comissão de Trabalhadores, os sindicatos acreditam que poderão chegar a um acordo com a administração, de forma a assegurar as necessidades de trabalho da empresa e, simultaneamente, salvaguardar os direitos dos trabalhadores.

GR// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.