Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Adesão à greve dos enfermeiros no turno da noite é de 87% mas pode subir no terceiro dia

| País
Porto Canal com Lusa

A adesão à greve dos enfermeiros foi de cerca de 87% no turno da noite, disse o sindicalista José de Azevedo, adiantando que espera que o número venha a subir neste terceiro dia de paralisação.

"Ainda estamos a obter alguns dados, mas tudo aponta para uma adesão de 86/87% relativamente ao turno da noite, que teve início às 00:00. Contudo a nossa perspetiva é a de que este número venha a subir ao longo do dia de hoje", disse à agência Lusa o presidente dos Sindicato dos Enfermeiros (SE).

No que diz respeito a terça-feira, segundo dia de greve, José de Azevedo destacou que a adesão à paralisação foi de 87/88%.

Quanto à reunião de terça-feira entre o Sindicato de Enfermeiros Portugueses (SEP) e o ministro da Saúde, que terminou sem conclusões, tendo ficado marcada uma nova ronda de negociações para quinta-feira, o sindicalista reafirmou que são "manobras de diversão".

"Tal como já havia dito na terça-feira, esta reunião ajuda as pessoas a perceber que se trata apenas de manobras de diversão", disse.

A reunião aconteceu no segundo dia de fortes protestos a acompanharem por todo o país a greve, que decorrerá até sexta-feira, contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.

A greve, marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo SE, começou às 00:00 de segunda-feira e decorre até às 24:00 de sexta-feira.

A Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação da greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.

O primeiro dia de greve, que teve uma adesão de 85%, ficou marcado por várias manifestações de enfermeiros frente a alguns dos principais hospitais portugueses, nomeadamente no Porto, Coimbra e Lisboa.

+ notícias: País

Organizações sindicais de professores enviam carta a António Costa a exigir nova reunião

Os sindicatos dos professores enviaram uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, a exigir uma nova reunião. No documento é denunciado o afastamento por parte da tutela acerca de alguns dos princípios de entendimento que tinham levado à assinatura de uma declaração de compromisso. A realização de uma greve está em cima da mesa.

Avião aterra de emergência na base das Lajes, passageiro morre

Um avião da Royal Air Maroc aterrou este domingo de madrugada na base das Lajes, na ilha Terceira, devido a uma emergência médica, mas o passageiro acabou por falecer, segundo fonte oficial da Proteção Civil dos Açores.

Grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte

O grupo Ocidental do arquipélago dos Açores está este sábado sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, entre as 03:00 e as 21:00, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS