Câmara de Montalegre disposta a pagar para manter a repartição de Finanças

| Norte
Porto Canal / Agências

Montalegre, 17 dez (Lusa) -- A Câmara de Montalegre está disposta a assumir "todas" as despesas da repartição de Finanças locais para evitar o seu possível encerramento, avançou hoje à Lusa o presidente do município, Orlando Alves.

"Fechar serviços representa um bater de porta e o abandonar de uma parte significativa de Portugal e dos portugueses à sua sorte", referiu.

O documento do Programa de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC) do Governo prevê o fecho de 11 das 14 repartições de Finanças do distrito de Vila Real (Alijó, Boticas, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Pouca de Aguiar).

Por esse motivo, o autarca enviou uma carta à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, pedindo a manutenção do serviço na vila de Trás-os-Montes, assumindo o custo "total" do seu funcionamento.

Orlando Alves alertou ainda a governante para o quadro geográfico em que está inserido o Município de Montalegre.

Fechar serviços, é na sua opinião, "cortar o cordão umbilical do Estado com a nação e com o país".

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.