Responsáveis pelo plano de segurança da Red Bull Air Race frisam "tranquilidade"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 22 ago (Lusa) - O plano de segurança da Red Bull Air Race, prova que vai decorrer no Douro a 02 e 03 de setembro, envolve dezenas de entidades, referiram hoje os responsáveis, frisando uma mensagem de "tranquilidade" sobre a segurança do evento.

O número total de meios humanos alocados a esta iniciativa não foi revelado, mas, em conferência de imprensa que juntou a organização da prova, autarcas do Porto e de Vila Nova de Gaia, bem como responsáveis da proteção civil e das forças de segurança, foi referido que a preparação do plano de segurança envolveu mais de 40 entidades.

Já o comandante distrital de Proteção Civil, Carlos Alves, apontou que os meios de socorro foram setorizados em sete áreas que incluem as duas margens, o próprio rio e os aeródromos (Vilar da Luz, na Maia, e Parque da Cidade, no Porto).

O responsável frisou que o plano de segurança estará "sempre sujeito a pequenas alterações e pequenos ajustamentos", sendo que no que se refere à sua área de intervenção, estarão mobilizados 421 meios humanos, contando com 100 voluntários do Corpo Nacional de Escutas.

O INEM revelou que estarão no terreno 22 viaturas e 68 operacionais. Serão constituídos três postos médicos avançados, dois em Gaia e um no Porto, e haverá uma unidade móvel de intervenção psicológica de emergência.

Quanto à Autoridade Marítima e Marinha, esta terá 18 meios náuticos (semirrígidas e motas de água), bem como duas equipas de mergulhadores, uma forense e uma segunda da marinha de guerra, num total de 50 pessoas.

Por fim nem a PSP, nem a GNR revelaram o número de operacionais, tendo sido avançado que a experiência de anos anteriores mostra que a distribuição do público vai concentrar-se na zona da ribeira, somando-se a zona da Alfândega, enquanto em Gaia está identificado o cais das Pedras, a marginal até à ponte da Arrábida e o Jardim do Morro.

As estradas A1 (Porto-Lisboa), A3 (Porto-Braga), A4 (Porto-Vila Real), A20 (até à ponde do Freixo), A28 (Porto-Viana do Castelo), A41 (estrada regional externa da região do Porto) e A44 (direção de Vila Nova de Gaia) serão algumas das monitorizadas para "garantia da fluidez trânsito".

Também foi divulgado que a Casa do Roseiral, no Porto, estará reservada aos espetadores com mobilidade reduzida.

Em resposta aos jornalistas, quer o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anfitrião da conferência de imprensa, quer o seu homólogo do Porto, Rui Moreira, procuraram frisar uma mensagem de "tranquilidade".

"Não estamos a salvo de situações dessa natureza [referindo-se a atentados] seja em situações de 'hard target' como esta, seja em situações diárias. Mas a certeza que damos é que estamos atentos não apenas a riscos menos convencionais como esses, mas também a riscos convencionais como as perturbação da ordem pública", disse Rui Moreira.

Questionado sobre se as pessoas vão sentir a segurança, o autarca do Porto disse acreditar que "as pessoas se têm sentido seguras" e deu como exemplo da articulação de meios das duas cidades que ditou o adiamento do lançamento de fogo-de-artifício na última noite de São João.

"As pessoas sentem uma enorme tranquilidade nas duas margens. Houve necessidade de adiar o fogo por razões técnicas e imponderáveis. No entanto não se verificou nenhuma situação de pânico que poderia ter ocorrido se eventualmente as populações não confiassem no que as forças de segurança estão a fazer", disse.

Já Eduardo Vítor Rodrigues referiu que o "impacto deste evento nas cidades é muito significativo", mas lembrou que nenhum dos concelhos "está a lidar com situações desta magnitude de forma nova".

"Temos de trabalhar numa lógica preventiva, evitando e garantindo a cobertura de todos os riscos mas sem passar uma mensagem de preocupação adicional para os cidadãos. As precauções vão muito para além da zona e visualização do evento. Estamos todos com um empenho enorme para que corra tudo bem", disse o presidente da câmara de Gaia.

Em nome da Red Bull, Fernando Figueiredo contou que "o espaço ocupado pela organização este ano é 30% menor do que aquilo que era em 2009", libertando-se áreas para público geral, e frisou que "este é provavelmente um dos dias de maior atividade económica da região".

A Red Bull Air Race decorrerá sobre o rio Douro, com os aviões a sobrevoar a cerca de 370 quilómetros por hora as margens do Porto e Gaia, tendo como limites as pontes Luís I e Arrábida.

De acordo com informação já divulgada, o público vai poder acompanhar a ação nas margens do Douro em áreas de acesso livre, onde serão montados ecrãs gigantes.

Além do traçado no rio, a iniciativa contará com um aeroporto temporário para a corrida no Parque da Cidade, que estará aberto não público em períodos específicos, para que seja possível ver de perto os aviões e conhecer os pilotos.

PYT (JYFO) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).