Irão só precisa de cinco dias para voltar a enriquecer urânio a 20%

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 22 ago (Lusa) - O responsável pelo programa nuclear do Irão afirmou que o país só precisa de cinco dias para aumentar o nível de enriquecimento de urânio para 20%, possibilitando a utilização em armas atómicas, indicou hoje a televisão estatal iraniana.

"Se decidirmos, podemos retomar o enriquecimento a 20% em cinco dias no máximo ", afirmou Ali Akbar Salehi, citado no 'site' da televisão estatal iraniana.

O Irão desistiu de grande parte da reserva de urânio enriquecido a 20%, no âmbito do acordo nuclear de 2015 com as potências ocidentais, os cinco membros-permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido), Alemanha e União Europeia.

O acordo, que suspendeu as sanções aplicadas ao Irão, limita o enriquecimento de urânio num nível inferior a 5%.

Teerão declarou sempre que o programa nuclear tem fins pacíficos.

EJ // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.