Câmara de Mação reclama Estado de Calamidade Pública

| País
Porto Canal com Lusa

Mação, Santarém, 18 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, quer ver reconhecido o Estado de Calamidade Pública no concelho onde o incêndio que lavra desde terça-feira está esta noite preocupante nas localidades de Ortiga e Vale de Abelha.

O abrandamento noturno da força do incêndio que lavra no concelho desde terça-feira à noite não descansa o presidente do concelho onde "ontem [quinta-feira] a situação também melhorou à noite e hoje de manhã", mas, durante a tarde, o fogo "reatou ainda com mais força", afirmou Vasco Estrela.

"Estamos a chegar ao nosso limite e já não há muito por onde arder", afirmou o autarca à Lusa, estimando que as chamas tenham já consumido "entre nove a 10 mil hectares de floresta", a somar aos "18 mil que já tinham ardido há duas semanas" e que deixam Mação com 80% da área do concelho queimada.

Os prejuízos não estão ainda quantificados, mas o presidente da autarquia teme "prejuízos económicos muito elevados na maior riqueza produtiva do concelho", para o qual reclama "uma atenção especial".

"Seria uma injustiça inqualificável que não tivéssemos tratamento similar ao de outros concelhos afetados pelos incêndios", afirmou, reclamando que seja "reconhecido o Estado de Calamidade Pública" e que o município "tenha as mesmas prerrogativas que Pedrógão Grande, por exemplo, em termos de apoio do Portugal 2020".

No concelho de Mação, a situação estava, às 23:30 "mais calma devido ao cair da noite, mas em Ortiga e Vale de Abelha as coisas estão ainda bastante preocupantes", considerou o presidente da Câmara.

Em Ortiga, as chamas "entraram esta tarde literalmente pela povoação dentro e estamos afazer tudo para evitar riscos para a população", afirmou o autarca, temendo igualmente que o foco de incêndio que lavra esta noite em Vale de Abelha "possa trazer problemas".

No vizinho concelho de Sardoal, onde as chamas obrigaram a evacuar as aldeias de Vale das Onegas, Saramaga e Tojeira, a noite está também hoje a revelar-se "mais calma" e sem "foco ativo", informou Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal.

Ainda assim, a Câmara está a "trabalhar na abertura de aceiros" e tem "meios pré-posicionados na mancha verde concelhia", na zona de Monte Cimeiro, onde, se as chamas chegarem, o autarca quer ter "capacidade de resposta para as travar o mais rapidamente".

De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio em Mação deflagrou às 00:01 de quarta-feira e mobilizava às 23:30 de hoje 896 operacionais e 260 meios terrestres.

DYA // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.