Polícia catalã anunciou que "quatro suspeitos terroristas" foram mortos

Polícia catalã anunciou que "quatro suspeitos terroristas" foram mortos
twitter
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A Polícia anunciou que "quatro suspeitos terroristas" foram mortos na noite de quinta-feira para hoje, em Cambrils, a 117 quilómetros a sudoeste de Barcelona, algumas horas após um ataque na capital catalã, que matou 13 pessoas.

"Quatro supostos terroristas foram mortos em Cambrils e um quinto foi ferido", afirmou a Polícia, sem especificar se estão relacionados ou não com o atentado nas Ramblas de Barcelona, capital catalã.

Quinta-feira à tarde, Barcelona foi alvo de um ataque terrorista que provocou 13 mortos e cerca de uma centena de feridos, após uma furgoneta ter galgado um passeio e atropelado dezenas de pessoas, nas Ramblas, no centro da cidade.

A Polícia da Catalunha já deteve duas pessoas por suposto envolvimento no ataque, que ocorreu pela 17:00 locais (16:00 em Lisboa) e que foi entretanto reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, através dos seus canais oficiais de comunicação.

Os Mossos d'Esquadra (Polícia de Barcelona) também efetuaram várias operações no contexto da investigação do atentado e mantêm um amplo dispositivo antiterrorista no controlo das saídas da cidade de Barcelona.

Um outro suposto autor do atentado terá sido encontrado morto em Sant Just Desvern, em Baix Llobregat, a 12 quilómetros de Barcelona, depois de uma troca de tiros com a Polícia catalã, após ter forçado a passagem de um controlo policial e atropelar uma polícia.

O motorista da furgoneta utilizada no ataque terrorista ainda estará em fuga.

O atentado de quinta-feira em Barcelona, reivindicado pelo grupo radical Estado Islâmico, acontece treze anos depois do ataque 'jihadista' de 11 de março de 2004, na estação ferroviária de Atocha, em Madrid, no qual morreram 191 pessoas.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.