Mosaico de Miró transforma-se em memorial às vítimas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 18 ago (Lusa) - O mosaico de Joan Miró, onde na quinta-feira terminou o atentado que matou 13 pessoas em Barcelona, converteu-se hoje num memorial em homenagem às vítimas, com velas, peluches e flores e dezenas de pessoas em seu redor.

"Não tereis o meu ódio" é uma das mensagens deixadas hoje aos terroristas no preciso local onde a furgoneta que percorreu metade da Rambla acabou por se imobilizar, depois de atropelar mortalmente 13 pessoas e de deixar quase 100 pessoas feridas.

Rodeado por dezenas de jornalistas, turistas e residentes, o memorial começou a surgir ao início da manhã e pelas 11:00 locais já ocupava uma área considerável.

Com lágrimas nos olhos, uma turista italiana colocava um urso de peluche no meio de dezenas de velas, outros peluches e bandeiras de Espanha.

"Estas coisas não devem acontecer. Uma criança não deve morrer assim, ninguém deve morrer assim", dizia à Lusa, emocionada.

As brasileiras Sílvia e Márcia, de São Paulo, regressaram hoje a Barcelona num cruzeiro e fizeram questão de passar no centro das Ramblas a caminho do hotel, ainda a arrastar as grandes malas, para fazer uma oração junto ao memorial.

A meio da manhã, um catalão que se diz "cidadão do mundo" cantou o ?Imagine' de John Lennon, e terminou com acusações a Aznar, Blair e Bush e gritos de "assassinos".

"Tocou-me pessoalmente. É terrível onde quer que seja, mas onde viver é pior", afirmou Francesc Muñoz.

FPA // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.