Prémio Pessoa 2013: Maria Manuel Mota atribui galardão à ciência que se faz em Portugal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) -- A cientista Maria Manuel Mota, hoje distinguida com o Prémio Pessoa, atribuiu este galardão "a todos os cientistas a fazer ciência em Portugal".

Em declarações à agência Lusa, a investigadora confessou que recebeu a notícia do prémio com "completa surpresa"."Era algo que não imaginava que pudesse acontecer".

"Fico muito satisfeita que a sociedade portuguesa considere que a nossa equipa está a fazer um bom trabalho, que merece ser reconhecido, e que isso tem impacto no país, isso dá-nos um grande entusiasmo, uma vontade de continuar a fazer o que podemos fazer melhor: descobrir alguma estratégia para combater a malária", disse.

A investigadora no Instituto de Medicina Molecular (IMM) reconhece que o prémio representa também "uma grande responsabilidade".

Temos de "pensar o que podemos contribuir mais para a sociedade portuguesa", disse.

Maria Manuel Mota enalteceu "a ascensão magnífica" que a ciência teve nos últimos 15-20 anos e, a esse propósito, dedica este prémio a "toda a comunidade científica portuguesa ou cientistas a fazer ciência em Portugal".

A cientista deixa ainda um alerta: Esta ascensão "não pode desacelerar e obviamente que, nas condições que o país está a atravessar, a ciência também sofre com isso".

SMM // SO.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.