211 operacionais combatem chamas em Tondela, distrito de Viseu

211 operacionais combatem chamas em Tondela, distrito de Viseu
| País
Porto Canal com Lusa

Sete meios aéreos e 211 operacionais, apoiados por 56 viaturas, estão a combater um incêndio que está a lavrar desde as 14h56 deste domingo numa zona florestal de Tondela, Viseu, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Em declarações à Lusa, Patrícia Gaspar, adjunta do comando de operações da ANPC, disse que as chamas estão a lavrar numa zona de povoamento florestal, com eucalipto e algum mato, sem existirem, de momento, povoações em risco.

"A povoação de São Miguel de Outeiro chegou a estar na linha de propagação mas está fora de perigo", indicou a fonte da ANPC.

Adiantou que o incêndio que eclodiu na zona da localidade de Mosteiro de Fráguas "está ativo mas não numa situação crítica".

Às 17:20 de hoje, a página Internet da ANPC indicava que estão em curso no país oito incêndios rurais, envolvendo 412 operacionais, cem viaturas e 16 meios aéreos.

Em Castelo Franco, na freguesia de Monforte da Beira, um incêndio em mato que eclodiu às 16:44 está a ser combatido por 54 bombeiros, apoiados por 12 viaturas e dois meios aéreos.

Já o distrito da Guarda regista dois incêndios em curso, um que começou às 13:08 no concelho de Vila Nova de Foz Coa, combatido por 52 operacionais, 12 viaturas e um meio aéreo e outro em Casteição, no município de Meda, cujo alerta foi dado às 16:44 e onde estão 40 bombeiros, 10 viaturas e outro meio aéreo.

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.