Maioria chumba proposta do PS sobre regime de eliminação da dupla tributação

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 dez (Lusa) -- A maioria parlamentar chumbou hoje a proposta do PS relativa ao regime de eliminação da dupla tributação, que estabelecia uma participação mínima de 10% para aceder a este regime, acima dos 5% propostos pelo PSD e pelo CDS.

Antes da votação desta norma que integra a proposta de lei que altera o enquadramento do IRC, que decorre hoje na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, CDS e PS trocaram acusações mútuas de indisponibilidade para o acordo.

O deputado socialista João Galamba apelou aos partidos da maioria parlamentar para que acompanhassem o PS nesta proposta, sublinhando que, "mesmo sem acordo, o PS vota favoravelmente todas as normas deste artigo, excetuando uma", que é a que define a participação mínima para beneficiar do regime de eliminação da dupla tributação económica.

Na resposta, Cecília Meireles, do CDS, disse que, não havendo acordo, não há razão para os partidos da maioria votarem contra as suas convicções: "Se não foi possível chegar a um acordo, naturalmente que votaremos em consonância com esse desacordo. Esse tipo de cedências fazem-se quando há acordo. Não havendo acordo, não há razão para votar contra as nossas convicções", afirmou.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.