Detido juiz venezuelano um dia após nomeação para tribunal supremo paralelo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 23 jul (Lusa) -- Um dos 33 magistrados do Tribunal Supremo paralelo formado na Venezuela pela oposição do Presidente Nicolás Maduro foi detido no sábado, anunciou o Parlamento, onde a oposição detém a maioria.

A informação sobre a detenção de Angel Zerpa Aponte foi divulgada na conta do Parlamento na rede social Twitter.

"Condenamos a detenção arbitrária pelos serviços de segurança deste magistrado eleito constitucionalmente", disse o presidente do parlamento, Julio Borges.

O Parlamento empossou, na sexta-feira, 33 magistrados para formar um Tribunal Supremo de Justiça paralelo, durante uma sessão pública numa praça de Caracas.

A oposição estima que os juízes atuais do Tribunal Supremo foram designados ilegalmente pela antiga maioria chavista (designação derivada do nome de Hugo Chavez, Presidente desde 1999 até à sua morte em 2013).

O Parlamento é controlado pela oposição de Nicolás Maduro desde as eleições legislativas de dezembro de 2015.

FV // FV

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.