Fretilin lidera eleições com 30,85% dos votos com 65,12% contados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 23 jul (Lusa) - A Fretilin lidera a contagem em Timor-Leste com 30,85%, à frente do CNRT com 27,52% quando estão contados 65,12% dos votos nas legislativas de sábado, segundo dados parciais provisórios do Secretariado Técnico de Assistência Eleitoral (STAE).

Atrás da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) surge como terceira força política o Partido Democrático (PD) com 9,81%.

Apenas dois outros partidos estão, para já, acima da barreira de 4% dos votos válidos necessários para serem eleitos para o Parlamento Nacional, nomeadamente o Partido Libertação Popular (PLP) que tem 9,09% e o Kmanke Haburas Unidade Nacional Timor-Leste (Khunto) com 7% dos votos já escrutinados.

Entre os restantes 16 partidos concorrentes, 16 horas depois do fecho das urnas, o mais próximo da barreira é o Partido Unidade Desenvolvimento Democrático (PUDD).

Os dados baseiam-se num escrutínio de 549 dos 843 centros de votação instalados pelo STAE para o voto de sábado.

Os dados mostram que entre os votos expressos já contados há 318.195 válidos, 2.374 brancos, 6.466 nulos, 114 reclamados e 15 rejeitados.

Os 760.907 eleitores timorenses recenseados votaram no sábado em Timor-Leste e ainda em centros na Austrália, Coreia do Sul, Portugal e Reino Unido para eleger os 65 membros do Parlamento Nacional timorense.

ASP // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.