CGD: BE vai entregar as suas conclusões ao MP depois de relatório final ter sido 'chumbado'

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) - O BE anunciou hoje que o partido vai entregar ao Ministério Público as suas conclusões relativas à primeira comissão de inquérito aos créditos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), depois de o relatório final ter sido 'chumbado' na terça-feira.

O corpo global do relatório foi chumbado depois de o PSD ter requerido a votação nominal: no momento da votação, encontravam-se na sala cinco deputados do PS (de um total de sete efetivos), um do BE e um do PCP, que viabilizaram o relatório, mas os seis deputados do PSD e o elemento do CDS-PP empataram a votação - no caso de empate o texto é chumbado.

"Doze meses de trabalho não podem ficar sem consequências. O BE entregará as suas conclusões e o acervo de trabalho que desenvolveu ao longo deste tempo ao Ministério Público para as investigações que entender", anunciou o coordenador do Bloco na comissão, o deputado Moisés Ferreira, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Quanto à forma de votação do relatório, que gerou discussão na comissão, o deputado do BE salientou que os relatórios finais sempre foram por votação nominal.

"Ontem [terça-feira] aquilo que deveria ter acontecido era estarem todas e todos os deputados para ser votado o relatório. Cada grupo parlamentar assacará as suas responsabilidades, o BE estava presente", salientou Moisés Ferreira.

SMA // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".