Cerca de 80% do perímetro do incêndio em Alijó está controlado

Cerca de 80% do perímetro do incêndio em Alijó está controlado
| Norte
Porto Canal com Lusa

O reforço de efetivos no terreno e a descida de temperaturas permitiram controlar durante a noite cerca de 80% do incêndio que lavra e Alijó desde domingo, informou hoje o presidente da Câmara, Carlos Magalhães.

"Felizmente a noite foi-nos favorável. A estratégia que foi disposta no terreno resultou com a previsão do abaixamento da temperatura. Houve algum aumento da humidade e as máquinas de rastos que foram colocadas e a técnica do contrafogo tudo isso resultou", explicou o autarca.

Num ponto da situação feito aos jornalistas às 9:00, foi dito que, face à evolução do incêndio nas últimas horas, é expectável que durante a manhã se consiga controlar o incêndio.

Apesar disso, anotou o autarca, não deixa de haver preocupação face à previsível subida de temperatura nas próximas horas.

"Todo o incêndio causa sempre preocupação. Há um ligeiro vento que se está a levantar e a temperatura vai subir. Vamos entrar naqueles momentos críticos, lá para o meio dia, uma hora, em que tudo poderá acontecer", observou.

Neste momento encontram-se no terreno mais de 700 efetivos, dois meios helicópteros ligeiros e dois aviões.

O incêndio lavra numa zona de escarpas, de difícil acesso.

Na noite de segunda-feira, foi ativado o Plano de Emergência Municipal o que permitiu o reforço de meios.

O presidente informou ainda que as pessoas que tiveram de abandonar as suas casas já começaram a regressar porque estão asseguradas as condições de segurança.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.