Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Documentário de Marta Mateus vence grande prémio do 25.º Curtas de Vila do Conde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jul (Lusa) - O documentário "Farpões Baldios", da portuguesa Marta Mateus, ganhou hoje o grande prémio do 25.º Curtas Vila do Conde, no valor de 2.000 euros.

A edição deste ano do festival de curtas distinguiu o documentário "Farpões Baldios" que, segundo o júri do concurso, é "um filme que revivifica uma linhagem de obras onde a infância desbloqueia os sofrimentos, os erros e a virtualidades do passado".

O Prémio Animação foi atribuído ao filme "My burden", da sueca Niki Lindroth Von Bahr, o Prémio Documentário foi entregue ao filme "O Peixe", do brasileiro Jonathas de Andrade, e o filme "Les Îles", do francês Yann Gonzalez, conquistou o Prémio Ficção.

O Prémio do Público, no valor de 1.000 euros e patrocinado pela Niepoort, foi atribuído ao filme Retouch, do iraniano Kaveh Mazaheri.

Na competição nacional, o júri do Curtas de Vila do Conde distinguiu este ano o filme de João Pedro Rodrigues "Où en êtes- vous", um prémio no valor global de 2.500 euros patrocinado pelo BPI e pela Pixel Bunker.

O júri afirmou que, para ser considerado o melhor filme, tem de ser "capaz de fazer explodir tudo e o mais depressa possível" e que esta película de João Pedro Rodrigues "debate-se brilhantemente com o autorretrato da humanidade por ela própria, empreendimento geral que é o cinema, ao mesmo tempo que desloca os princípios da autobiografia".

O festival internacional de Curtas de Vila do Conde termina hoje a 25.ª edição, em que se assumiu como um "barómetro da produção portuguesa", incluindo uma competição nacional com 16 dos mais recentes trabalhos de vários realizadores premiados.

João Salaviza, Laura Gonçalves e Xá, Diogo Vale, Carlos Conceição, Salomé Lamas, Vítor Hugo, Marta Mateus, Francisco Carvalho, Luís Costa, Gabriel Abrantes, João Pedro Rodrigues, Jenna Hasse, Marta Monteiro, Paulo Patrício, Gonçalo Almeida e Mónica Lima foram os realizadores da competição nacional.

A competição internacional contou com Jia Zhangke, Ben Rivers, Yann Gonzalez, Hu Wei, Laura Poitras, a dupla Caroline Poggi e Jonathan Vinel, Laura Ferrés, Jonathas de Andrade e Toru Takano.

O festival fez uma retrospetiva integral do cineasta francês F.J. Ossang, que dirigiu em Portugal o seu mais recente filme, "9 Doigts", em coprodução com O Som e a Fúria, anunciado esta semana para o Festival de Locarno.

ND (TDI) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio está a consumir área de matéria-prima de fábrica em Fradelos

Um incêndio está a consumir a área de matéria-prima de uma fábrica de produção de pellets de madeira (combustível 100% natural produzidos a partir de serradura de madeira de pinho fresca) em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, na tarde desta segunda-feira, disse ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Famalicenses.
Atualizado 24-07-2017 18:10

Homem fica em estado grave ao ser atropelado em Resende

Um homem com cerca de 50 anos foi atropelado na manhã desta segunda-feira, na rua Quinta do Eido, junto ao centro escolar em S. Martinho dos Mouros, Resende, tendo ficado em estado grave, disse ao Porto Cana fonte dos Bombeiros Voluntários de Resende.

Norte perdeu mais de 135 mil habitantes numa década

A região Norte de Portugal perdeu, entre 2006 e 2016, mais de 135 mil habitantes, sendo que o saldo migratório negativo explica cerca de 83,3% desta perda populacional, conclui o relatório Norte Estrutura hoje divulgado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS