Pyongyang considera enganosa oferta de aproximação do Presidente sul-coreano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 15 jul (Lusa) -- A Coreia do Norte classificou hoje de enganosa a oferta de diálogo recentemente proposta pelo Presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

O texto divulgado pelo jornal Rodong Sinmun considera que a oferta apresentada na semana passada por Moon num discurso em Berlim causa ainda mais obstáculos ao invés de ajudar a melhorar as relações entre Seul e Pyongyang.

"[A proposta de Moon] está repleta de falsidades, como quando se fala em sonhos, e estas só colocam obstáculos ao invés de ajudarem a melhorar as relações Norte-Sul", diz o artigo.

No seu discurso na capital alemã, Moon disse que está disposto a reunir-se com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, "sob as condições adequadas", e propôs retomar as reuniões das famílias separadas pela Guerra da Coreia.

O conflito (entre 1950-1953) terminou com um cessar-fogo que nunca foi substituído por um tratado de paz, o que faz com que as Coreias continuem tecnicamente em guerra.

Moon propôs também que os dois países suspendam os atos hostis ao longo da fronteira, assinalando, no próximo dia 27, o aniversário do fim da Guerra da Coreia.

"O conteúdo geral (do discurso), enunciado em nome da paz, tem intenções de confrontação com o objetivo de esmagar o seu vizinho, enquanto se apoia em forças estrangeiras", diz o jornal.

O texto conclui rejeitando a oferta do Presidente sul-coreano e pede "uma mudança fundamental de postura e políticas" de Seul para que seja iniciado o diálogo.

Desde a sua chegada ao poder em maio, o Presidente liberal sul-coreano tem tentado estender a mão a Pyongyang, após dez anos de difíceis relações com os governos conservadores de Seul.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.