Governo: Bloco diz que não chega criar uma Secretaria de Estado da Habitação

| Política
Porto Canal com Lusa

Bragança, 14 jul (Lusa) -- A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou hoje, em Bragança, que a criação de uma Secretaria de Estado da Habitação no Governo "poderá ser um avanço, mas não chega".

"Nós reparamos que, na reformulação do Governo, agora surge uma Secretaria de Estado da Habitação. Gostamos de pensar que é um sinal de que aquilo que já discutimos e debatemos poderá ser um avanço, mas na verdade não chega, não está tudo ganho à partida por haver uma secretaria de Estado", afirmou.

Catarina Martins falava em Bragança, na apresentação dos candidatos do Bloco aos órgãos autárquicos locais, com a tónica na "exigência de regeneração urbana" e não apenas reabilitação.

"Nós precisamos de começar a compreender que não bastam incentivos à reabilitação, é preciso pôr as questões da habitação no centro das políticas da reabilitação e começarmos a utilizar esta exigência de regeneração urbana", declarou.

Para a líder do Bloco, reabilitar não pode ser apenas pôr "os centros das cidades bonitos" e "fazer a recuperação para pôr numa vitrina para as visitas verem".

"Queremos fazer a reabilitação para regenerar os centros das cidades e ter com elas gente a viver dentro e gente que trabalha aqui e que quer construir a sua vida e que precisa ter a casa com preços justos da habitação e não com preços especulativos", concretizou.

Catarina Martins lembrou que a habitação foi um dos fatores que o Bloco considerou essencial para a posição conjunta de Governo com o Partido Socialista.

A coordenadora do Bloco reconheceu que já "houve algumas mudanças" que classificou de "pequenos" para tudo que é preciso, mas "passos importantes, porque para muita gente significou hoje terem um teto ou não terem teto".

"Mas o passo mais importante que está por concretizar: é o do investimento público na habitação e isto significa reabilitação do parque público e mais habitação pública disponível a preços que sejam comportáveis face aos salários e as pensões em Portugal", defendeu.

O Presidente da República nomeou na quinta-feira, por proposta do primeiro-ministro, oito novos secretários de Estado, que tomam posse hoje, no Palácio de Belém.

Além da nova secretária de Estado da Habitação, a arquiteta Ana Pinho, entram para o executivo outros sete secretários de Estado: Ana Paula Zacarias (Assuntos Europeus), Eurico Brilhante Dias (Internacionalização), Tiago Antunes (Presidência do Conselho de Ministros), Maria de Fátima Fonseca (Administração e Emprego Público), António Mendonça Mendes (Assuntos Fiscais), Ana Teresa Lehmann (Indústria) e Miguel João de Freitas (Florestas e Desenvolvimento Rural).

HFI // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".