CDU Gaia exige auditoria "urgente" às contas da Câmara e empresas municipais

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 11 dez (Lusa) -- A CDU Gaia defendeu hoje uma auditoria "urgente" às contas da câmara e empresas municipais, considerando que "há indícios de gestão, no mínimo, negligente ou danosa" em diversas matérias.

A CDU refere, em comunicado, que os recentes desenvolvimentos referentes aos processos judiciais da Cimpor e VL9 "vêm dar razão" à coligação, que foi "a única força política que continuadamente alertou para a gravidade daqueles processos e sobre a situação financeira da Câmara, que se ia agravando de ano para ano".

Contactada pela Lusa, a deputada da CDU na Assembleia Municipal Diana Ferreira afirmou que "há uma necessidade de clarificação das contas e de uma responsabilização de todos aqueles que contribuíram para isto".

Nestes dois processos judiciais em que a autarquia está envolvida as indemnizações totalizam cerca de 63 milhões de euros.

"Onerar o município é onerar a população. Nestes dois processos são 63 milhões de euros, o que é muito grave", sustentou a comunista.

A CDU de Gaia adianta que vai apresentar uma proposta de auditoria à situação do município na próxima reunião da Assembleia Municipal, agendada para o dia 19.

"Se a atual maioria [PS e independentes de José Guilherme Aguiar] recusar tal proposta, essencial para esclarecer a real situação existente, a CDU avançará ara as instâncias adequadas", sublinha a força política.

Segundo Diana Ferreira, "é possível recorrer a instâncias públicas de fiscalização" e é isso que acontecerá, além do mais porque a realização de uma auditoria externa "era, de facto, um compromisso que a CDU assumiu em campanha eleitoral".

"Reafirmamos que em diversas matérias há indícios de gestão, no mínimo, negligente ou danosa, como sejam o caso da proliferação de empresas municipais, visando evitar o controlo por parte dos órgãos democraticamente eleitos, o excessivo recurso à figura dos 'ajustes diretos', envolvendo elevados valores, ou as irregularidades patenteadas na Conta de Gerência de 2012 e referidas pelo Revisor Oficial de Contas", sustenta a CDU.

No processo que opõe a autarquia a Cimpor, o Supremo Tribunal Administrativo confirmou a decisão de primeira instância, condenando o município ao pagamento de uma indemnização de cerca de 30 milhões de euros.

No outro processo em causa, a Câmara de Gaia vai ter de pagar 32 milhões de euros à sociedade que cedeu terrenos para a construção de parte da VL9 após o Supremo Tribunal Administrativo ter recusado apreciar o último possível recurso da autarquia.

JAP (LIL) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Da Esquerda à Direita. Eis as críticas às medidas do Governo para a habitação

Esquerda e PAN criticaram globalmente as medidas esta sexta-feira apresentadas pelo Governo para a habitação, o Chega exigiu rutura com as práticas do anterior executivo socialista, e a Iniciativa Liberal pediu mais esclarecimentos e ambição na mudança.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".