Empresas esperam aumento de 7,5% das exportações de bens em 2017

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jul (Lusa) - As empresas reviram em alta as perspetivas para as exportações de bens em 2017, esperando um aumento nominal de 7,5%, mais 2,2 pontos percentuais que a previsão anterior, segundo dados do INE.

A revisão do valor apontado na previsão de novembro de 2016 resulta da atualização das expetativas das exportações, tanto para fora da União Europeia (mais 2,3 pontos percentuais), passando para 11,2%, como para mercados da UE (mais 2,2 pontos percentuais), com 6,3% de crescimento nominal.

Nas Perspetivas de Exportação de Bens, hoje divulgadas, o Instituto Nacional de Estatística (INE), revela que, excluindo os combustíveis e lubrificantes, as empresas indicam um aumento de 6,2% no comércio internacional em 2017 relativamente ao ano anterior, mais 1,7 pontos percentuais que na primeira previsão.

Na análise realizada por grandes categorias económicas, as perspetivas de aumento das exportações para os países extra-UE de material de transporte e acessórios é de 20,1%, o que juntamente com os combustíveis e lubrificantes foram as áreas com maiores revisões em alta relativamente à primeira previsão.

No comércio intra-UE, o INE salienta os crescimentos esperados nas exportações de material de transporte e acessórios (mais 7,6%) e de fornecimentos industriais (mais 6,2%).

Os resultados do Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB), realizado em maio, correspondem à segunda previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2017.

EA // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.