Depressão na origem do mau tempo que afetou vários regiões do norte e centro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jul (Lusa) -- O mau tempo que afetou na quinta-feira várias regiões de Portugal continental, em especial os distritos de Vila Real e Coimbra, e que causou danos materiais foi causado por uma depressão, disse a meteorologista Paula Leitão.

A chuva intensa e o granizo causaram na quinta-feira estragos em culturas e inundações na via pública e em casas na Lousã e Góis, distrito de Coimbra, e pelo menos em seis concelhos do distrito de Vila Real, nomeadamente Alijó, Sabrosa, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.

Em declarações hoje à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Paula Leitão, explicou que a depressão esteve na origem da trovoada, dos aguaceiros fortes e do granizo que caiu em especial nas regiões do interior norte e centro.

"[O mau tempo] foi devido a uma depressão que se centrou sobre Portugal continental, que tinha expressão nos níveis altos da troposfera e isso fez com que a entrada de ar húmido do atlântico ao centrar-se na zona de montanha (...) desse origem à trovoada e granizo", explicou.

De acordo com Paula Leitão, a situação foi mais intensa durante a tarde, mas depois reduziu durante a noite devido ao arrefecimento.

"No entanto, hoje durante a tarde e nas regiões novamente do interior norte e centro, em especial nas zonas montanhosas, há novamente condições para a formação de trovoadas e granizo e aguaceiros por vezes forte. Provavelmente já não tão fortes como na quinta-feira, mas ainda há condições meteorológicas para aquelas condições", disse.

Paula Leitão explicou à Lusa que o IPMA não consegue prever em que sítio e a que horas vão ocorrer estas tempestades, apenas em que região.

"Estas tempestades estão centradas num raio de 40 quilómetros", disse.

A especialista do IPMA adiantou que no sábado ainda está prevista alguma instabilidade, no entanto não será tão gravosa.

Quanto ao resto do país, segundo Paula leitão durante o fim de semana as noites ainda vão ser húmidas e prevê-se alguma nebulosidade que tende a desaparecer.

"As temperaturas não vão ter grandes oscilações até segunda-feira. Vamos ter cerca de 30 graus celsius na região do interior do Alentejo e em Lisboa por exemplo prevê-se 25. Só a partir de terça-feira estamos a prever uma subida das temperaturas", concluiu.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.