CDS quer ouvir Costa "de viva voz" sobre confiança política na MAI

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jul (Lusa) - A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que o primeiro-ministro, António Costa, tem de explicar "de viva voz" porque mantém a confiança política na ministra da Administração Interna, reiterada nas respostas dadas aos centristas pelo chefe do executivo.

"Esperamos que o senhor primeiro-ministro volte para explicar de viva voz porque é que entende que estão reunidas as condições para manter a confiança política num membro do Governo, neste caso a ministra da Administração Interna, que demostra tantas fragilidades, que não ficaram de forma nenhuma explicadas com esta resposta do senhor primeiro-ministro", afirmou Assunção Cristas.

A líder centrista falava aos jornalistas, no parlamento, acerca do conteúdo das repostas dadas pelo primeiro-ministro às perguntas do CDS sobre a tragédia de Pedrogão Grande, nas quais António Costa reitera a confiança política na ministra Constança Urbano de Sousa.

O CDS entende que o primeiro-ministro ao não responder às perguntas sobre a afirmação da ministra acerca da ausência de falhas do Estado na resposta ao incêndio que vitimou mortalmente 64 pessoas e na descoordenação política, não forneceu as justificações para manter a ministra da Administração Interna no cargo.

Assunção Cristas pediu a demissão da ministra da Administração Interna e do ministro da Defesa Nacional na segunda-feira, considerando-os responsáveis políticos pela quebra de confiança dos cidadãos, na sequência da tragédia de Pedrogão Grande, e do furto de armamento de Tancos.

ACL // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".