Ministro da Defesa assume "responsabilidade política" pelo assalto a paióis em Tancos

Ministro da Defesa assume "responsabilidade política" pelo assalto a paióis em Tancos
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, disse este sábado em Castelo Branco que assume a "responsabilidade política" após o furto de material de guerra em Tancos pelo "simples facto de estar em funções".

"Assumo a responsabilidade política pelo simples facto de estar em funções", disse Azeredo Lopes à margem das comemorações do 65.º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

O Exército revelou na sexta-feira que entre o material de guerra roubado na quarta-feira dos Paióis Nacionais de Tancos estão "granadas foguete anticarro", granadas de gás lacrimogénio e explosivos, mas não divulgou quantidades.

"Para além das granadas de mão ofensivas e das munições de 9mm, foram também detetadas as faltas de granadas foguete anticarro, granadas de gás lacrimogéneo, explosivos e material diverso de sapadores, como bobines de arame, disparadores e iniciadores", indicou o Exército.

O governante disse também que marcará presença na Assembleia da República e que aí dará as explicações que os deputados entenderem.

Confirmou igualmente que o sistema de videovigilância em Tancos não estava operacional e disse que as medidas que podiam ser tomadas, foram tomadas em devido tempo, sem especificar.

+ notícias: Política

Von der Leyen, política de alianças e habitação marcam divergências entre AD e PS

A política de alianças, declarações da presidente da Comissão Europeia e a habitação marcaram esta terça-feira as divergências entre PS e AD no debate das europeias na RTP, tendo o PCP criticado a “sã convivência da União Europeia com a extrema-direita”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".