Parlamento discute quarta-feira recomendação do PS em defesa da barragem do Tua

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 10 dez (Lusa) -- A barragem do Tua vai estar em discussão esta quarta-feira na Assembleia da República, numa iniciativa parlamentar do Partido Socialista em defesa do aproveitamento hidroelétrico que está a ser construído na região de Trás-os-Montes.

O plenário vai discutir e votar um projeto de resolução do PS que deu entrada no Parlamento há mais de um ano, durante a polémica da compatibilidade da obra com a Douro Património da Humanidade, entretanto ultrapassada.

Porém, "por uma questão de agendamento" dos trabalhos parlamentares, só agora é que o projeto de resolução será discutido, como explicou hoje à agência Lusa o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, Mota Andrade, eleito pelo círculo de Bragança, região onde está a ser construída a barragem.

Os socialistas recomendam ao Governo que, "sem prejuízo da necessária salvaguarda dos valores patrimoniais, naturais e paisagísticos, promova a continuidade dos trabalhos de construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua", para que a infraestrutura "possa estar ao serviço dos portugueses o mais brevemente possível".

Na ocasião em que o projeto de resolução foi apresentado, "havia toda a polémica e pressão sobre a Unesco para que se pararem as obras", razão pela qual os socialistas avançaram com esta iniciativa que entendem continuar "a fazer todo o sentido" por, "nos últimos tempos, ter voltado haver alguma pressão para que se pare a barragem", segundo Mota Andrade.

Há cerca de um ano, a Unesco estava a analisar uma queixa do Parido Ecologista "Os Verdes" (PEV), apoiada por outras organizações ambientalistas e opositoras do empreendimento, sobre os impactos da barragem, alegando que poria em causa a classificação do Douro Património da Humanidade.

A Unesco concluiu que a barragem e o Douro são compatíveis, mas recentemente os ativistas contra o empreendimento hidroelétrico apresentaram em tribunal uma providência cautelar para parar a obra, que a EDP contestou, e os trabalhos prosseguem.

As imposições da Unesco levaram a um abrandamento dos trabalhos e um atraso de um ano no calendário inicial, com a conclusão agora prevista para 2016.

Os deputados na Assembleia da República vão discutir e votar, na quarta-feira, a argumentação do PS a favor deste investimento de 370 milhões de euros, que faz parte do Plano Nacional de Barragens aprovado pelo Governo de José Sócrates e que, para os socialistas, "é fundamental para conseguir um ganho de autonomia de Portugal em relação à importação de combustíveis fósseis".

Mota Andrade refere também que o empreendimento contribui para o "desenvolvimento do emprego e da economia local".

Segundo dados recentes da concessionária, a EDP, encontram-se no terreno 600 trabalhadores, e no pico da obra deverão ser mil, de uma centena de empresas.

Os socialistas apontam ainda o aproveitamento para fins turísticos associado a este empreendimento que, entre as contrapartidas, canaliza três por cento das receitas de energia para a biodiversidade e apoio a projetos na área do novo Parque Natura Regional do Vale do Tua, geridos pela agência de desenvolvimento que congrega os municípios de Mirandela, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Murça.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.