Turismo do Centro apela a reforço de reservas por parte de portugueses

| País
Porto Canal com Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 29 jun (Lusa) - O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, apelou hoje ao reforço de reservas por turistas portugueses na região afetada pelos fogos da última semana, revelando que caíram, ao contrário das efetuadas por estrangeiros.

"Curiosamente, as principais tendências para cancelamento de reservas foram dos portugueses. Foram dos nacionais, ao contrário das reservas dos estrangeiros, que tendo sido auscultados caso a caso, não só mantiveram as suas reservas, como nalguns casos até reforçaram o número de reservas", disse Pedro Machado à agência Lusa, a propósito dos incêndios que começaram na região Centro no dia 17 e que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

"O que achamos é que os portugueses têm aqui uma oportunidade. Por cada intenção de reserva que queriam cancelar, façam duas, façam três, façam quatro, convidem os amigos, desafiem os amigos também a vir", apelou, em declarações à margem da reunião extraordinária do Conselho Geral de Parceiros das Aldeias do Xisto, que hoje decorreu em Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, um concelho também afetado pelos incêndios.

O responsável da entidade regional de turismo garantiu que equipamentos turísticos dos territórios mais afetados pelos incêndios "estão em plenas condições de funcionamento", embora os municípios em causa "tenham, naturalmente, um prejuízo que todos puderam ver na televisão, uma paisagem que infelizmente foi atingida no seu coração" pelas chamas.

"Mas todos queremos contribuir para que essa imagem passe rapidamente", frisou Pedro Machado.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.