Simplex+2017 quer facilitar reconhecimento de habilitações estrangeiras

| País
Porto Canal com Lusa

A simplificação administrativa da administração pública vai permitir aos professores ter menos trabalho burocrático, informação relativa aos alunos centralizada numa plataforma informática e facilitar equivalências a habilitações estrangeiras, de acordo com as medidas apresentadas esta segunda-feira.

"Desmaterializar totalmente os processos de atribuição de equivalências a habilitações obtidas no estrangeiro e de equiparação de habilitações do sistema educativo português" é um objetivo que o Governo quer implementar até ao final de 2018, e que consta do programa Simplex+2017, hoje apresentado.

Esta medida vai implicar, segundo a informação disponível no portal do Programa Simplex+, "um processo de equivalências automático" e a criação de um sistema de aprovação "para os casos em que não exista 'standard' definido".

O Governo quer ainda desburocratizar o trabalho dos professores, permitindo que estes centrem o seu trabalho no sucesso escolar dos alunos, segundo o previsto nesta medida que deve estar implementada nas escolas até ao terceiro trimestre de 2018.

O Simplex+2017 prevê ainda a "generalização progressiva" já a partir do próximo mês, e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2019, do projeto-piloto Escola 360º, uma plataforma digital do Ministério da Educação que agrega informação administrativa sobre os alunos, acompanhando o percurso desde o pré-escolar até à saída do ensino secundário, e que está disponível para consulta, mediante registo prévio, por professores, encarregados de educação, administrativos e direções escolares.

A informação sobre vacinação dos alunos vai estar disponível no ato de matrícula dos alunos e na sua renovação, integrada na plataforma Escola 360º.

Aquando do surto de sarampo em Portugal, os ministros da Educação e da Saúde, Tiago Brandão Rodrigues e Adalberto Campos Fernandes, respetivamente, tinham anunciado que não haveria medidas punitivas para os pais que decidissem não vacinar as crianças, mas que as escolas contribuiriam para a sensibilização da importância da vacinação, remetendo a informação às unidades de saúde para que estas entrem em contacto com os pais.

O Governo quer ainda agilizar o pagamento de subsídios e abonos: no caso do abono de família o executivo pretende automatizar a prova escolar no ensino público, e no caso do subsídio de Educação Especial o objetivo é informatizar os requerimentos, eliminando o papel, diminuindo tempos processuais e agilizando serviços.

Em colaboração com o Ministério da Justiça, e até ao terceiro trimestre de 2018, o Governo pretende implementar a "desmaterialização de informação envolvendo os tribunais e os estabelecimentos escolares, no que respeita às decisões judiciais de guarda e proteção de menores, através do Escola 360º e via Interoperabilidade na Administração Pública (iAP)".

No que diz respeito a contratos do Estado com estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, o Governo quer até final de junho de 2018 "simplificar a recolha de informação" junto dessas escolas "para agilizar pagamentos".

Ainda no âmbito das escolas, e em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, até ao final de junho de 2018 o Ministério da Educação quer "simplificar o acesso ao Regime da Fruta Escolar "através da disponibilização aos municípios de cada região, de uma lista de empresas previamente aprovadas pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas", as quais ficam encarregues "de todas as operações, desde a compra da fruta até à sua distribuição nas escolas".

O Regime de Fruta Escolar é um programa de distribuição de fruta nas escolas do 1.º ciclo.

Já esta manhã havia sido divulgado que no âmbito do Simpex+2017 o Governo pretende que as provas de aferição do 8.º ano passem a ser feitas 'online', desde a conceção da prova pelos professores, a sua realização pelos estudantes, a correção e posterior publicação dos resultados.

IMA (DD) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.