TAP promete "campanha forte" contra a "utilização irresponsável de 'drones'"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, manifestou-se hoje preocupado com a "utilização irresponsável de 'drones'" junto de aviões, promentendo fazer "uma campanha forte" contra estes incidentes que já ocorreram pelo menos seis vezes este mês.

"Obviamente que estamos preocupados, infelizmente é uma utilização irresponsável dos 'drones' (...). A essa utilização irresponsável, a TAP é totalmente contrária e fará uma campanha forte para que isso deixe de acontecer", garantiu o gestor, quando questionado pela Lusa sobre as repetidas aproximações ilegais de 'drones' a aeronaves.

Fernando Pinto adiantou que levará à reunião de terça-feira das principais companhias aéreas europeias (a A4E - Airlines for Europe) a "irresponsabilidade" de operar 'drones' junto de aviões, referindo que "não quer prejudicar a atividade" dos 'drones', mas "também não quer que essa atividade prejudique o transporte aéreo".

Criada em janeiro de 2016 e com base em Bruxelas, a associação Airlines for Europe junta as seguintes companhias: Aegean, airBaltic, Air France KLM, Cargolux, easyJet, Finnair, Icelandair, International Airlines Group (IAG), Jet2.com, Lufthansa Group, Norwegian, Ryanair, TAP Portugal e Volotea.

O líder da TAP recordou ainda que a lei proibe o voo de drones em determinadas altitudes e em áreas próximas da operação dos aviões e que já tem informações que as autoridades nacionais e europeias "estão preocupadas e irão agir em relação a isso ['drones']".

No domingo à noite, um avião da TAP Express, operado pela White Airways, com mais de 70 passageiros, cruzou-se com um 'drone' a 900 metros de altitude, na aproximação ao Aeroporto de Lisboa, disseram à agência Lusa fontes aeronáuticas.

Este é o sexto incidente do género este mês e o décimo desde o início do ano.

O regulamento da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) proíbe o voo de 'drones' a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem de um aeroporto.

As declarações de Fernando Pinto foram feitas hoje à margem da apresentação do avião Portugal, que ostenta uma pintura 'retro' e tem como destinos previstos África, Brasil e Estados Unidos.

"Em determinados destinos vamos utilizar este avião e fazer algo diferente", informou Fernando Pinto, escusando-se a adiantar mais pormenores.

PL (JGS) // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.