BCE quer supervisionar a compensação das transações em euros após 'Brexit'

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 jun (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje em comunicado que defende a modificação de um artigo dos seus estatutos para passar a supervisionar a compensação das transações em euros atualmente concentrada em Londres.

Segundo o BCE, a alteração iria conferir-lhe "uma competência jurídica clara no domínio da compensação centralizada, abrindo caminho a que o Eurosistema exerça os poderes previstos para os bancos centrais emissores de moeda ao abrigo da revisão do regulamento relativo à infraestrutura do mercado europeu proposta pela Comissão Europeia".

O texto modificado do artigo em causa (o artigo 22) terá a seguinte redação: "O BCE e os bancos centrais nacionais podem conceder facilidades e o BCE pode adotar regulamentos a fim de assegurar a eficiência e a solidez dos sistemas de pagamentos e compensação e dos sistemas de compensação de instrumentos financeiros no interior da União e com países terceiros".

A Comissão Europeia propôs, recentemente, um reforço da vigilância sobre os intermediários de operações com derivados em euros de países terceiros, o que permitirá supervisionar este negócio concentrado em Londres após o 'Brexit', a saída britânica da União Europeia (UE).

A recomendação de alteração foi enviada ao Parlamento Europeu e ao Conselho para a adoção de uma decisão. A Comissão emitirá um parecer sobre esta recomendação, segundo o comunicado.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.