Cerca de 2.500 operacionais em Pedrógão Grande, Góis e Penela

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 jun (Lusa) -- Os 13 incêndios que lavravam à 01:45 de hoje no território de Portugal continental mobilizavam 2.608 operacionais, apoiados por 895 viaturas, a maioria em Pedrógão Grande e Góis, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A maioria dos operacionais repartiam-se por três grandes fogos que lavravam nos concelhos de Pedrógão Grande (Leiria) e Góis e Penela (Coimbra), que àquela hora estavam a ser combatidos por 2.498 operacionais e 862 veículos, segundo a Proteção Civil.

O incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande é o que mobiliza mais meios, 1.187 operacionais e 405 viaturas, de acordo com a mesma fonte.

A combater as chamas em Góis estavam, pela mesma hora, 1.143 bombeiros, apoiados por 399 veículos.

O fogo que lavrava em Penela, e que teve origem em Pardieiros Fundeiros (freguesia de Espinhal) pelas 21:15 de sábado, à 01:45 de hoje continuava ativo e mobilizava 168 operacionais, com o apoio de 58 viaturas.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo o balanço mais recente.

O fogo começou em Escalos Fundeiros, e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

LYFS/FYM // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.