Onze aldeias evacuadas em Góis, mas situação parece estar a melhorar

| País
Porto Canal com Lusa

Onze aldeias de Góis foram esta terça-feira à tarde evacuadas devido ao alastrar do incêndio que lavra desde sábado no concelho e, "para já, não há necessidade" de abranger outras localidades, informou a Câmara Municipal, estimando melhorias na situação.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, precisou que as aldeias já evacuadas são as de Cadafaz, Sandinha, Candosa, Capelo, Corterredor, Cabreira, Aldeia Velha, Candosa, Carvalhal do Sapo, Tarrastal e de Folgosa.

"Para já, não há outras, não há necessidade [de evacuar mais aldeias]", acrescentou.

A responsável adiantou que o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, está no local a acompanhar a situação.

Lurdes Castanheira referiu que o governante esteve, juntamente com as autoridades, a "sobrevoar toda a zona que está a arder, e pareceu-lhe que a situação tendencialmente parece estar um pouco melhor".

Ainda assim, disse não ter mais informações.

O município de Góis faz fronteira com Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e com o concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, para onde as chamas progrediram, após deflagrarem no sábado, em Fonte Limpa.

Esta manhã, pelas 08:30, a presidente da Câmara de Góis afirmou à Lusa que o incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar praticamente dominado na freguesia de Alvares.

Lurdes Castanheira falou numa "situação grave" que "pode passar a ser gravíssima", dadas as dificuldades no combate às chamas.

Pela hora de almoço, a autarca indicou que as elevadas temperaturas e vento forte estão a provocar o alastramento do incêndio que lavra no concelho.

A responsável disse ainda que 56 idosos tiveram de ser retirados do lar que frequentam em Cabreira.

De acordo com a informação disponibilizada no 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil pelas 15:00, o incêndio em Góis mobilizava 829 operacionais, auxiliados por 283 viaturas e sete meios aéreos.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.