Gana "estreia-se" no caminho de Portugal

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 06 dez (Lusa) - O Gana vai "estrear-se" como adversário de Portugal na sua terceira participação consecutiva na fase final de um Mundial de futebol, neste caso à terceira jornada do Grupo G da prova a disputar no Brasil, em 2014.

A seleção ganesa, 24.ª classificada no "ranking" FIFA, defronta o conjunto das "quinas" às 17:00 (13:00 no Brasil) do dia 26 de junho, em Brasília, num confronto sem qualquer histórico, pois nunca se encontraram em torneios oficiais ou jogos particulares.

A seleção comandada por James Kwesi Appiah conta com "estrelas" como Sulley Muntari (médio do AC Milan/Ita), Kevin Prince Boateng (médio do Schalke 04/Ale), Michael Essien (médio do Chelsea/Ing) e Andre Ayew (atacante, Marselha/Fra).

Quatro vezes campeã africana (1963, 1965, 1978 e 1982), a seleção ganesa, também medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1992, caiu nos quartos de final do último Mundial, na África do Sul, diante do Uruguai, no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 no final dos 120 regulamentares.

Mas, para a história, fica uma grande penalidade desperdiçada nos últimos momentos do jogo, que teria permitido ao combinado ganês ter chegado às meias-finais da prova, igualando, ainda assim, o recorde dos Camarões (1990) como seleção africana a atingir os "quartos".

O Gana chegou ao Brasil 2014 após a disputa de um "play-off" de acesso frente ao Egito (6-1 e 1-2 nas duas mãos), para o qual se apurou vitória no Grupo D de qualificação da zona africana.

A equipa-tipo ganesa é constituída por Dauda (guarda-redes), Inkoom, Akaminko, Boye, Opare, Essien, Andre Ayew, Muntari, Asamoah, Gyan (capitão) e Kevin Prince Boateng.

AAB // NFO

Lusa/Fim.

+ notícias: Desporto

FC Porto recorda conquista da Youth League no quinto aniversário

O FC Porto conquistou a UEFA Youth League há precisamente cinco anos. A 29 de abril de 2019, os jovens Dragões bateram o Chelsea por 3-1 na final da competição e levantaram o troféu de melhores da Europa.

FC Porto: O minuto 42 no Estádio do Dragão

Ao minuto 42 do jogo entre FC Porto e Sporting, o Estádio do Dragão levantou-se em uníssono e unido numa homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.