Ramos-Horta destaca "legado de coragem, integridade e compaixão"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bissau, 06 dez (Lusa) - José Ramos-Horta, representante das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, lamentou hoje a morte do antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, considerando que será sempre lembrado pela "coragem, integridade e compaixão".

Numa nota de condolências, Ramos-Horta recordou a primeira vez que se avistou com Mandela.

"Foi em 1995, era eu um desconhecido que lutava pela liberdade do meu país", Timor-Leste, recordou.

Ramos-Horta estava em Joanesburgo e afirmou que não queria deixar a África do Sul sem ver Mandela.

Acabaria por ser recebido na residência do líder sul-africano, que se encontrava em convalescença após uma intervenção cirúrgica e que lhe disse: "Contaram-me que não se iria embora sem me ver. E porque tenho a certeza que você tem muito trabalho a fazer pelo seu país, decidi recebê-lo imediatamente, para não ficar à espera".

"Foi de ir às lágrimas e nunca mais esquecerei o gesto", conclui Ramos-Horta.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.

"A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos", disse Jacob Zuma, anunciando que a bandeira sul-africana vai estar a meia-haste a partir de hoje e até ao funeral de Estado, marcado para 15 de dezembro.

O Comité Nobel norueguês considerou hoje Nelson Mandela, que esteve preso quase trinta anos pela sua luta contra o regime do "apartheid" da África do Sul, "um dos maiores nomes da longa história dos prémios Nobel da Paz".

Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.