Mandela: Brasil decreta sete dias de luto nacional

| Mundo
Porto Canal / Agências

Brasília, 06 dez (Lusa) - A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, decretou hoje luto nacional de sete dias pela morte de Nelson Mandela, líder histórico conhecido pela sua luta contra o 'apartheid' na África do Sul, divulgou a assessoria da Presidência do Brasil.

A decisão será publicada numa edição especial do Diário Oficial hoje à tarde.

Dilma Rousseff também deverá viajar para a África do Sul para participar na cerimónia fúnebre, a 15 de dezembro.

A data exata da viagem ainda está a ser definida, conforme definições do protocolo da cerimónia e do enterro, conforme explicaram à Lusa os seus assessores.

Na quinta-feira, Dilma Rousseff emitiu uma nota de pesar na qual considerou Mandela como "a personalidade maior do século XX", responsável por conduzir "um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea".

O Brasil é o país com a maior população negra fora de África.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.

"A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos", disse Jacob Zuma, anunciando que a bandeira sul-africana vai estar a meia-haste a partir de hoje e até ao funeral de Estado, marcado para 15 de dezembro.

O Comité Nobel norueguês considerou hoje Nelson Mandela, que esteve preso quase trinta anos pela sua luta contra o regime "apartheid" da África do Sul, "um dos maiores nomes da longa história dos prémios Nobel da Paz".

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

FYRO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.