Dalai Lama lamenta perda de "querido amigo"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 06 dez (Lusa) - O Dalai Lama declarou hoje ter perdido um "querido amigo", que descreve como "um homem de coragem, princípios e inquestionável integridade", numa carta endereçada à família de Nelson Mandela.

"A maior homenagem que podemos prestar é fazer tudo o que pudermos para contribuir para honrar a unidade da humanidade e trabalhar pela paz e pela reconciliação, como ele fez", disse o líder espiritual tibetano no exílio, num comunicado publicado no seu portal na Internet.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, quinta-feira à noite em Joanesburgo, foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

"O mundo perdeu um grande líder com uma inabalável determinação" que desempenhou "um papel fundamental para garantir da paz e a reconciliação durante a transição na África do Sul, depois do 'apartheid'", disse o Dalai Lama.

"Rezo por ele e apresento as minhas mais sinceras condolências aos membros da vossa família e a todo o povo sul-africano", aditou, em declarações citadas pela AFP.

O Dalai Lama visitou a Cidade do Cabo em agosto de 1996, quando Nelson Mandela era o chefe de Estado sul-africano.

A última vez que se reencontraram foi em 2004, em Joanesburgo.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.