Iémen corta relações diplomáticas com o Qatar

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sana, 05 jun (Lusa) -- O governo do Iémen anunciou hoje o corte de relações com o Qatar, membro da coligação militar árabe que opera no país, acusando Doha de ligações com os grupos houthis pró-iranianos e de apoio a grupos jihadistas.

Desta forma, o Iémen junta-se à Arábia Saudita, aos Emiratos Árabes Unidos, ao Bahrein e ao Egito, países que fazem parte da coligação árabe que romperam ligações com Qatar sob a acusação de apoio "ao terrorismo".

Através de um comunicado, o governo do presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, segue o alinhamento da coligação árabe e excluiu o Qatar da aliança militar e anunciando o corte de ligações diplomáticas com Doha.

Para o governo de Sana, o Quatar apoia os grupos armados houthis e "outros grupos extremistas" como a Al Qaeda e o Estado Islâmico que operam no Iémen.

O conflito no Iémen, após a intervenção da coligação, em março de 2015, fez mais de oito mil mortos e 45 mil feridos, na maior parte civis.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.