Qatar não encontra "justificação legítima" para corte de relações de quatro países

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Dubai, 05 jun (Lusa) - O ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar afirmou hoje "não haver uma justificação legítima" para o rompimento de relações diplomáticas anunciado por parte da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito.

Estas medidas são "injustificadas" e "sem fundamento", reagiu o ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, em comunicado, considerando que têm um "objetivo claro: colocar o Estado [do Qatar] sob tutela, o que constitui uma violação da sua soberania" e é "totalmente inaceitável".

Os quatro países árabes anunciaram hoje, num movimento sem precedentes, o corte de relações diplomáticas com o Qatar, acusando-o de desestabilizar a região e de apoiar o terrorismo, incluindo o grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI).

DM // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.