Registados tiros na capital da República Centro-Africana durante a madrugada

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bangui, 05 dez (Lusa) - Disparos e fortes explosões foram ouvidos na madrugada de hoje em vários bairros da capital da República Centro-Africana, constataram jornalistas da AFP.

Os tiros, de origem desconhecida, tiveram início cerca das 05:30 locais (a mesma hora em Portugal) no norte da cidade, e depois estenderam-se a outros bairros, não muito longe do centro de Bangui.

As ruas da cidade estavam desertas às 06:00, hora do levantamento do recolher obrigatório.

Na quarta-feira, pelo menos 12 pessoas, incluindo crianças e uma grávida, foram mortas perto da capital Bangui por milícias cristãs, um massacre entretanto condenado pelos Estados Unidos.

A porta-voz da diplomacia americana, Marie Harf, disse que Washington estava a trabalhar com os seus aliados "para encontrar a maneira mais rápida e mais eficaz para estabilizar a situação".

No final de novembro, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou uma ajuda de 40 milhões de dólares para a força militar liderada pela União Africana - Missão internacional de apoio na República Centro Africana (Misca) - para fazer face à violência na República Centro-Africana.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vota hoje um projeto de resolução da França - antiga potência colonial - que visa autorizar o recurso à força pelas tropas numa operação que inclui soldados africanos e franceses.

A resolução prevê também que as forças francesas na República Centro-Africana "tomem todas as medidas necessárias para apoiar a Misca no exercício do seu mandato".

A antiga colónia francesa está mergulhada no caos desde a substituição no poder, a 24 de março, do Presidente François Bozizé por Michael Djotodia, o líder de uma coligação rebelde - a Seleka -, entretanto dissolvida, com os seus elementos a continuarem a semear o terror no país.

A ONU estima que 400 mil pessoas, o equivalente a 10% da população do país, tenham sido obrigadas a deixar as suas casas por causa do conflito.

FV (FPA) // DM.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.