Centenas de militares da GNR em protesto em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 abr (Lusa) - Centenas de militares da GNR estão a protestar hoje em Lisboa contra o novo estatuto profissional e "falta de resposta" do Governo às principais reivindicações da classe.

Organizada pela Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG), a ação de protesto decorre entre o Largo do Carmo e o Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Com bandeiras da APG e muitos dos militares a vestirem camisolas pretas, os participantes gritam palavras de ordem como "a luta continua, GNR está na rua" , "Costa escuta, a GNR está em luta" e "este estatuto e uma grande aberração".

Alguns dos militares exibem também cartazes onde se lê "novo estatuto um passo atrás", "somos polícias e militares de segunda e cidadãos de terceira", ou "não aos cortes ilegais na reforma".

A falta de promoções, cortes no calculo das pensões de reforma e um défice de meios são outros dos motivos da ação de protesto, que vai terminar no Ministério com a entrega de um documento com as principais reivindicações.

FP/CMP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.